Filtro de Daltonismo

Recursos Humanos

Informações Gerais

Público-alvo: candidatos que concluíram ou estão cursando o Ensino Médio a partir do segundo ano.

Sobre o curso: formação técnica de nível médio, com duração entre de dois e quatro semestres, capacita o aluno com conhecimentos práticos e teóricos para atuar em diversas áreas do setor produtivo.

Essa modalidade oferece duas opções de estudo: a primeira, totalmente presencial, pode ser cursada em uma Etec ou classe descentralizada – unidade que funciona com um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec, por meio de parceria com as prefeituras ou com a Secretaria Estadual da Educação. Já na segunda opção, 20% da carga horária do curso é realizada online.

Formação: ao concluir o curso o estudante recebe o diploma de técnico, que lhe dará o direito de exercer a habilitação profissional.

Ingresso: o Vestibulinho para ingresso nessa modalidade é realizado semestralmente.

O Curso Técnico em Recursos Humanos

O estudante vai precisar de conhecimentos específicos e auxiliares para compreender o curso e aprender a realizar as tarefas sob a responsabilidade do setor de Recursos Humanos de uma empresa, como contratação, demissão e aposentadoria de funcionários e oferta de benefícios (vale-transporte, plano de saúde, vale-refeição etc.), entre outras atividades. Por isso, será importante também estudar as leis que regulam os direitos e deveres do empregador e dos empregados (legislação trabalhista). O estudante vai aprender ainda noções de psicologia para entender como as pessoas se relacionam no ambiente de trabalho, realizar processos de recrutamento e seleção de novos funcionários e promover ações de motivação.

Área de Atuação: Anuncia vagas de emprego, descrevendo as atribuições do cargo a ser preenchido; aplica testes em processos seletivos; realiza cálculos para determinar os valores que serão descontados no salário dos funcionários, como o Imposto de Renda e a contribuição ao INSS, além de porcentagem referente a benefícios, como vale-transporte, plano de saúde etc.; insere informações no sistema para a geração de demonstrativos de pagamentos (holerites ou contracheques); cuida da documentação necessária para aposentadoria, contratação e demissão de profissionais, inclusive preenchendo informações na carteira de trabalho; organiza e arquiva documentos do setor; registra e controla período de férias e afastamento de funcionários; e auxilia no treinamento e capacitação dos empregados.

Onde Trabalhar: No setor de Recursos Humanos ou na área administrativa de empresas públicas e privadas de qualquer segmento, empresas de treinamento e desenvolvimento e agências de emprego.